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    Gestão de Custos em Telecomunicações

Gestão de Custos em Telecomunicações

Na busca por sempre superar as expectativas e necessidades de nossos clientes, a iTTelco oferece às empresas de médio e grande portes a oportunidade de avaliar o potencial de redução de custos em Telecomunicações adequado à realidade de cada empresa.

A metodologia TEM - Telecom Expense Management - é amplamente conhecida e utilizada em diversos países, suportada por estudos criteriosos de renomados institutos de pesquisa de Tecnologia, como o Gartner Group e Aberdeen Group.

Com profissionais altamente capacitados, processos bem estruturados e tecnologia de ponta a iTTelco pode proporcionar aos seus clientes um diagnóstico objetivo de sua situação atual. São apontadas oportunidades de redução de custos, sejam relacionadas a contestação de valores cobrados erroneamente pelas operadoras em suas faturas, quando comparadas aos contratos, ou por intermédio de uma gestão mais efetiva dos recursos e serviços contratados, da renegociação de contratos ou da readequação dos processos internos da empresa com foco na efetiva gestão dos custos de Telecomunicações, desenvolvendo KPI's sólidos e focados exclusivamente em seus negócios e na realidade da empresa.

Estudos do Gartner e do Aberdeen demonstram que é possível obter reduções de custos de 15% a 30%, dependendo do grau de maturidade e do grau de efetivo gerenciamento dos custos praticado pela empresa, porém nossa experiência já nos trouxe resultados bem mais expressivos em algumas oportunidades.


Qual a base de sucesso da metodologia TEM ?

A gestão de custos de telecomunicações é um assunto que ilustra muito bem a tendência que as organizações têm, de forma geral, de buscar novas soluções apenas quando se veem obrigadas a se renovar para enfrentar as adversidades. Isso porque os gastos nesta área (que incluem telefonia fixa, móvel e dados), geralmente correspondem a uma das maiores despesas das médias e grandes empresas.

Além das faturas pagas mensalmente às operadoras, ainda existe o investimento em novos produtos e soluções que, invariavelmente, têm sua tecnologia ultrapassada muito rapidamente por novidades que atendem cada vez mais às necessidades das organizações.

Como se não bastasse, além do elevado gasto que os sistemas de telecomunicações representam para as empresas, existem ainda outros obstáculos que tornam a gestão destes custos um verdadeiro desafio, trazendo à tona alguns questionamentos.

O primeiro é: a empresa está, de fato, pagando somente pelo que foi contratado? As operadoras de Telecom ainda erram demasiadamente no billing de seus clientes, sendo que o que foi negociado em contrato nem sempre corresponde ao valor cobrado mensalmente por elas. E se para as operadoras é difícil realizar a cobrança da maneira correta, o mesmo ocorre com o controle feito pelas próprias empresas, devido ao seu grande volume de chamadas e contas mensalmente. Isso porque sobra para elas analisar se a fatura está de acordo ou não com o contrato, muitas vezes sem buscar o apoio de consultorias especializadas.

Outro questionamento é: a empresa realmente faz o melhor uso dos recursos de Telecom contratados? Muitas empresas têm a falsa ilusão de que a redução de custos em Telecom está associada apenas à auditoria de suas faturas e, mesmo assim, não possuem sequer um controle eficaz sobre os recursos contratados, as razões de sua utilização, seu uso de maneira racional, o quanto contribuem positivamente para o sucesso dos negócios.

A terceira pergunta: foram negociadas as melhores tarifas com as operadoras de acordo com o perfil do uso do serviço pela companhia? As empresas se utilizam de sistemas de cotação que levam em conta apenas a comparação de propostas comerciais entre uma ou mais operadoras, confrontando as tarifas por serviço ofertado que têm em mãos. Porém, dificilmente consideram outros aspectos que também exercem papéis fundamentais para a economia efetiva no custo total do contrato, como a análise dos perfis de utilização por serviço e a montagem do melhor mix de serviços versus preços. Uma pequena variação na tarifa de um serviço muito utilizado pode proporcionar uma redução muito maior do que uma grande redução de tarifa de outro menos utilizado. Além disso, muitas vezes os contratos são negociados com base apenas nas ofertas recebidas, sem a realização de um benchmarking com outras empresas com o mesmo perfil de consumo, o que pode resultar em uma negociação muito melhor do que quando solicitamos uma simples "proposta comercial".

A última questão é: os processos estão adequados a uma efetiva redução de custos de Telecom? Com muita frequência as empresas investem em soluções de redução de custos em Telecom para auditar suas contas, controlar seus ativos e negociar adequadamente seus contratos. Porém, acabam se esquecendo de rever seus processos internos com foco na efetiva redução de custos.

Com todas estas questões, nada mais lógico que a gestão de Telecom seja uma das principais prioridades das organizações no momento atual, pois, além de proporcionar a redução de custos já em um primeiro momento, também disponibiliza uma série de informações que proporcionarão às empresas mais visibilidade de seus gastos, gerando decisões mais adequadas sobre a renegociação de tarifas e contratos, planejamento do ciclo de vida dos ativos de TI, segurança no pagamento de faturas, dentre outros. No entanto, vale ressaltar que a auditoria das faturas é apenas um pequeno passo rumo à plena gestão financeira dos recursos de telecomunicações.

Na luta constante pela diminuição de gastos e por lucros cada vez maiores sairão vencedoras apenas as companhias que buscarem constantemente a atualização e a melhoria nos seus processos, independentemente do contexto em que estão inseridas naquele momento. A melhor administração dos custos de Telecom é um caminho considerável para facilitar estes desafios para os gestores das organizações.